Campo de Ourique

Não querendo ferir susceptibilidades, eu não entendo porque é que as pessoas gostam tanto de um certo bairro em Lisboa, de seu nome Campo de Ourique.
Hoje tive de ir a uma loja neste bairro e lembrei-me novamente como odeio lá ir.
Vi um senhor a abrir um maço de tabaco e a deitar o papel para o chão. Vi um outro senhor a conduzir e a deitar papeis do parquímetro pela janela. Os edifícios estão cada vez mais decrépitos. Enquanto andava na rua, tinha de ter os olhos postos no passeio, não fosse eu pisar merda, esta parte está cada vez pior. Conduzir é para esquecer. Há sempre fila, há sempre malta que adormece nos semáforos, há sempre os que conduzem a 3 km/h. Fazer a Ferreira Borges de carro é tarefa para uma tarde inteira.
Uma pessoa sai de Campo de Ourique com um esgotamento nervoso.

8 comentários:

  1. Eu gosto de Campo de Ourique, é daqueles bairros antigos que continua um bairro embora menos tipico que mtos outros. E adoro a Ferreira Borges mas se calhar é porque não conduzo, ando a pé!

    Bjo
    Maggie

    ResponderEliminar
  2. conheço tão bem esse bairro, e gosto muito e sempre que vou à casa da minha avó faço-lhe uns recados para dar mais umas voltas, mas... tudo a pé! reconheço todos os problemas que dizes e sim, dá nervos a sujidade, o cheiro, os pombos, os carros por todo o lado, a falta de garagens, a dificuldade em manobrar......... mas é o meu bairro, do meu pai e do pai dele, todos nascemos ali. Uma vez de CO, sempre de CO.

    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O segredo é deixar o carro nas Amoreiras e ir a pé haha
      Também tenho Campo de Ourique no coração...

      Eliminar
  3. Mas, pessoal, foi a andar a pé que vi o senhor a atirar lixo para o chão. Foi a andar a pé que tinha de ir a olhar sempre para o passeio, não fosse aterrar os pés em merda. Isto não tem só a ver com levar o carro.
    Eu percebo que CO conserve algo que é cada vez mais raro em Lisboa: o comércio de rua. Mas está sujo, decrépito (já viram os edifícios por dentro?) e com pessoas mal educadas. Men, eu já não via alguém a atirar lixo para o chão há séculos.

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro CO tanto como Alvalade. Muito. Porque têm de tudo, quer a nível de comércio, quer de oferta cultural, quer a estrutura das casas (andares típicos, com arquitectura, muitas delas recuperadas - foste à zona do mercado?). (Infelizmente) moro em Campolide. Pessoas porcas e pouco civilizadas há em todos os bairros (infelizmente também) mas, por acaso, nunca reparei que por aqui o número fosse maior - as montras, os jardins, e as pessoas distraiem-me. Acho mesmo que tens muito azar rapariga pois fui lá há cerca de 3 dias (hora de almoço) e arranjei lugar na Ferreira Borges mesmo à porta do objectivo (os meus pais moram no Saldanha e eu antes morava na estefanea - isto sim um drama para não estacionar em TERCEIRA fila!).

    ResponderEliminar
  5. cadernobeje, eu também adoro Alvalade e Av de Roma. Fazem parte da minha infância e acho que conservam a sua essência. Não é preciso meter-me num centro comercial, ali há tudo na rua. Há gente gira. É como antigamente, a vida faz-se a andar a pé pela rua!
    Eu também já arranjei lugar para estacionar em Campo de Ourique, essa não é a minha queixa (apesar de uma vez ter parado o carro 5 minutos e quando voltei tinha uma multa da emel).

    ResponderEliminar
  6. Nao sou de CO, mas adoro CO!Bairro mto simpático. Infelizmente pessoas mal educadas há em todo o lado!
    Filipa

    ResponderEliminar
  7. Verdade. Pessoas mal educadas há em todo o lado, se bem que não foi apenas sobre isso que falei sobre CO.

    ResponderEliminar