o 1º dia

Aaaahh que dia. Que dia, senhores.
Sinto-me um passarinho, com coração de pulga, facilmente esmigalhável.
Hoje foi o 1º dia da batata-frita-pequena na creche. A reacção não foi nada que não esperasse. Agarrou-se às minhas pernas e chorou quando eu e batata-frita-pai nos viémos embora. Batata-frita-pai jura a pés juntos que não emocionou, mas sou capaz de jurar que vi aqueles olhos de adulto/menino turvos.
Eu cá me aguentei à bronca, sou assim mais para o resistente, mas saí de lá com o coração tipo caroço de azeitona, pequenino, pequenino.
Por mais que uma mãe se mentalize que não é a única a passar por isto, é inevitável a ansiedade, o coração apertado, a sensação de nada poder fazer senão esperar que as horas passem de maneira agradável para a nossa cria. E esperar também que estes primeiros tempos passem rápido e que um admirável mundo novo se abra para os olhos da minha batata-frita-pequena.
Um dia de cada vez. Inspira e expira.

4 comentários:

  1. Os primeiros dias são difíceis. Mas, a pouco e pouco, a coisa vai melhorando e eles acabam por se habituar e (apesar de nos parecer impossível nesta altura....) gostar. Mau, mau é ser professora destes "caloiros" ... Hoje, quando fui deixar o meu filho ao colégio (já um velhote do 3º ano que às 9h00 estava a gritar comigo porque ia chegar atrasado), ouvi a choradeira da sala dos bebés assim que virei a esquina da rua! E, posso afirmar que era... digamos... intensa... Todos os anos me pergunto como serão os dias daquelas professoras e concluo, invariavelmente, que seria melhor trabalhar nas obras!

    ResponderEliminar
  2. é dificil, eles não percebem o que se passa e acho que é aí que reside a maior dificuldade da nossa parte. fazermo-nos de duronas e transmitir segurança quando aquilo que queremos é tirá-los o mais depressa de lá.

    vai correr bem.

    ResponderEliminar
  3. Penélope, espero que os primeiros dias não se transformem num ano inteiro, como costuma acontecer com muitos miúdos.
    Sei que vida de educadora não é fácil. A minha melhor amiga é educadora de infância. Sem dúvida, é um emprego que exige vocação.

    ResponderEliminar
  4. Sofia, sou mais uma de muitas outras mães que sentem os mesmos anseios. Comigo não será diferente, vai correr bem, é dar tempo ao tempo. Hormonas do caraças!

    ResponderEliminar