pediatria também na gravidez

Este texto também pode ser lido em ConsultaClick.com:


Estava eu grávida quando me disseram com a maior das naturalidades que o pediatra dos nossos filhos escolhe-se antes de o bebé nascer. Que é boa ideia ir a uma consulta antes do parto, para conhecermos com calma o futuro médico dos nossos filhos.
Isto nunca me tinha passado pela cabeça. Nunca imaginei ir grávida a uma consulta de pediatria. De facto, não cheguei a ir, mas hoje olho para trás e não acho uma ideia assim tão descabida. Faz até todo o sentido! A primeira consulta de um recém nascido é sempre de novidade e ansiedade e ao mesmo tempo serve para travarmos conhecimento com o médico escolhido. É muita coisa de uma só vez. Especialmente para pais de primeira viagem. Para além de que a 1ª impressão é muito importante. Por isso, porque não ir com calma, antes de o bebé nascer? Sem choros que nos distraem e nos levam muitas vezes a esquecer perguntas importantes a fazer ao médico? Não esquecer de levar o bloquinho de notas!

Não gostei da primeira pediatra que escolhemos. Talvez se a tivéssemos conhecido antes não tivesse sido necessário mudar.
Sim, a verdade é que nunca é tarde para mudar. Por isso ao fim de 4 meses mudámos para muito melhor. 
Mudámos para um pediatra de gargalhada fácil. Que ouve com calma. Que opina nos seus limites. Muito profissional e disponível. E que nos transmite muita tranquilidade.
Nunca me vou esquecer da primeira consulta, em que ele me perguntou se estava tudo bem comigo. Comigo? Oi? Não era eu a paciente, mas inevitavelmente sou uma continuação do pequeno ser que estava ali. Agradeci e falei sobre temas como a amamentação, a creche e outros receios de pais de primeira viagem. Lembro-me também de quando ele virou do avesso (literalmente) o nosso bebé e como fiquei a olhar de lado para ele e a pensar ok, o meu filho não é um frango, tá?? 
E o choro durante a consulta, que nos ferve o corpo mas aos pediatras parece entrar por um ouvido e sair pelo outro? Com uma calma fria e metódica continuam a consulta como se nada fosse? Ai as hormonas são uma coisa tramada. 
Enfim, até hoje sempre estive à vontade para pedir conselhos sobre os mais variados temas. E, surpresa das surpresas, fico muito mais calma e segura depois de falar com o pediatra.
Infelizmente ou felizmente não vamos ao seu consultório há muito tempo. A nossa cria está aí para as curvas. Não fica doente há meses (como adoro o Verão!).

Um conselho na escolha do pediatra dos vossos filhos: alguém recomendado por alguém que conheçam e que se mostre sempre disponível para contacto fora das consultas. Que não vos imponha nada e que olhe também para os pais. Para a família no seu todo! Nunca tenham vergonha de perguntar o que quer que seja, o pediatra existe para também tirar dúvidas. E às vezes é mesmo o que dá melhores conselhos, no que toca à parte emocional da relação mãe - pai - criança.Médicos de crianças são mais do que médicos. São anjos protectores da família!

3 comentários:

  1. O pediatra das minhas filhas é o pediatra que esteve no parto da mais velha. Sendo da equipa do meu obstetra, era recomendação deste. Não me arrependi. Na primeira consulta já o conhecia dos dias de internamento de parto. Não tinha referências, fui das primeiras dos meu grupo de amigos a ter filhos, optei por esperar e ver se gostava dele.

    ResponderEliminar
  2. Na gravidez do meu filho fizemos tudo como devia ser e fomos à primeira consulta do pediatra umas semanas antes do parto. Tinha-nos sido muito bem recomendada, óptimas referencias e ficamos satisfeitos, mas nas primeiras consultas com a cria odiámos a relação dela com o nosso filho, o despacha nas condutas e quando lhe ligava com alguma duvida parecia que estava a falar com um Voice mail. Aos 9 meses mudámos e adoro e confio totalmente no noo pediatra,

    ResponderEliminar
  3. Até aos 9 meses, o meu Tomás teve 2 pediatras. Não gostei de nenhum. A partir do momento em que fui para a pediatra que o acompanha agora, fiquei rendida. Tb tinha lido sobre ir a uma consulta antes do bebé nascer, mas achei exagerado. Se calhar, deveria ter ido. :)
    Mas, agora tenho o trabalho facilitado para a Mafalda, é a mesma pediatra e pronto. Em equipa vencedora não se mexe!! :)
    Beijos

    ResponderEliminar