terrible twos


Batata-frita-pequena anda a dar-me cabo da mona.
Estou quase a apostar as minhas fichas todas naquela fase lixada dos 2 anos, também conhecido por "terrible twos".
É uma fase espetacular, digo-vos. Ultimamente tem sido birra de manhã à noite. De tal maneira que anseio pelas 21:30: a hora em que o pirralho já dorme e já não há choro e gritos.

Gosto particularmente desta passagem do Baby Center:
(...) you may be tempted to cry and throw yourself on the floor too (...)
Ahahahahah!! True...

Enfim, depois há muitos conselhos por esse mundo fora. Uma pessoa amiga que tem 3 filhos e que portanto já tem a escola toda, disse-me que o melhor é, durante uma birra, sair de cena. Deixá-los estrebuchar. 
O Baby Center recomenda: The best thing to do during a temper episode is keep your cool, stay close to your child, and let him release his feelings. A hug and a shoulder to cry on may be all that some toddlers need to feel better, while others may benefit from the distraction technique — offer him another activity or toy.

Entretanto, já me agarrei ao livro do Mário Cordeiro: "O Grande Livro dos Medos e das Birras". É um livro que já comprei há algum tempo. Não sei porquê, na altura em que o comprei achei que era assunto que ainda havia de me interessar. E tinha razão.

Eu cá ainda não tenho uma receita mágica, mas se por acaso aí alguém tiver o elixir anti-birra faxavôr de se acusar!
Obrigadinha.

3 comentários:

  1. Comigo resulta sair de cena... uma birra só tem poder se alguém estiver a ver :) viro costa e deixo-o sozinho. Quase sempre desiste :)

    Bjo

    ResponderEliminar
  2. quando o bicho pega cá em casa, por exemplo ao pequeno almoço, o meu homem pega nela ao colo e vai arejar para a varanda, surte logo efeito principalmente se estiver uma brisa gelada (já fizemos isso 3 vezes!).

    esta fase é do caraças e eu até nem me posso queixar, mas sim, contar até 10 e sair de cena é o melhor que podemos fazer. claro que também grito e castigo mas isso eu guardo para os momentos mais txaram :S

    Força!

    ResponderEliminar