de onde vem o queijo?



Hoje na marmita levo uns quantos Mini Babybels para mim e um Pik & Croq para quando eu for buscar a minha cria.
E já agora uma pergunta: de onde vem o queijo? 
O queijo é feito de leite de vaca, de cabra ou de ovelha, com fermentos que transformam a lactose em ácido láctico, e por estar mais ácido, coagula a proteína.
Assim se torna sólido um alimento que era líquido, mantendo intactos os aminoácidos seus constituintes. O iogurte é feito de igual forma, sendo o queijo nutricionalmente mais rico por ser espremido (retirando o soro do leite) para ficar mais seco e rijo.

O queijo é uma óptima fonte de proteína, nutriente essencial ao crescimento e à contínua renovação do organismo. Mas há diferentes proteínas, e as que provêm do leite são as melhores, com Alto Valor Biológico, sendo usadas na construção de músculos, pele, e todos os outros órgãos do corpo, em lugar de ser transformada em simples fonte de energia.

Mas não basta os grandes tijolos, há peças pequeninas essenciais ao correcto funcionamento do organismo: vitaminas e minerais. Tal como um bom treinador, as vitaminas do complexo B (em abundância no queijo) contribuem para a eficiente utilização da energia, e a vitamina A para o crescimento de todos os tecidos do corpo (pele, órgãos, …), além de ser a “vitamina dos olhos”, também conhecida por retinol!

O cálcio é crucial para a formação do osso, e a riqueza do queijo neste nutriente é natural: ao produzir queijo estamos a “concentrar” o leite, estando um copo de leite de 160ml dentro de cada queijinho. Sabiam que o Mini Babybel é feito com 98% de leite?

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário