ler

Andei numa espécie de odisseia interminável por livros sobre a temática "a chegada de um irmão/irmã" e agora, olhando para trás, faço o meu best of.
Não comprei uma data deles, não queria bombardear a criança com isto, apenas uma vez ou outra meter uma destas histórias ao barulho, assim como quem não quer a coisa. E a verdade é que ele adora os livros, pede muitas vezes para eu os ler.
Há muitos livros por aí sobre o tema que eu não gostei. Li sempre a história e, ou parece uma história escrita para tótós (não, não é linguagem adaptada a crianças), ou tem abordagens que acho dispensáveis, tais como "vais ficar com ciúmes loucos, porque vais deixar de ter tanta atenção" ou "vais ter de ajudar a mãe a mudar as fraldas".
Aqui ficam os nossos:

"O Nascimento" - Um autêntico dicionário, sem meias palavras, com uma história engraçada que vai um bocadinho mais ao pormenor (sem ser demais), sobre o processo da gravidez até ao parto.
Ah, não se espantem se, depois deste livro, as vossas crianças começarem a perguntar coisas tais como "o mano vai sair por onde?" ou "vais fazer força para o mano nascer?" :D

Confesso que ler "O Rato Renato vai ter um irmão" à noite é um bocado seca, que a história é um bocadinho loooonga, mas a malta abrevia e acaba por ser uma história fofinha.

"O meu primeiro irmãozinho" foi a primeira compra e foi das melhores. É a história, sem rococós, breve e que conta o essencial. A mãe fica grávida, fala com a filha mais velha sobre o assunto, um dia vai para a maternidade para ter o caçula, a irmã mais velha vai conhecê-lo, regressam a casa e todos entram na rotina nova. É uma história boa e honesta.

Acho que me fico por aqui. O tema já está bem introduzido cá em casa, acho que não há muito mais a acrescentar. Agora é ir desfrutando e fazer figas para o sucesso da relação do meu casalinho piroso mais fôfo.

2 comentários:

  1. Gostei muito do primeiro e dos segundo. O terceiro não li.

    ResponderEliminar
  2. Que engraçado. Os primeiros dois foram os que demos à minha filha quando fiquei grávida do mano. Ela adorou-os. Agora já pede mais pormenores (socorro!!), :)

    insatisfeitainveterada.blogspot.pt

    ResponderEliminar